Academia Futsal Condeixa

terça-feira, 15 de junho de 2021

"A Academia é uma segunda casa, onde há amor, alegria, diversão, mas onde também há equipa, solidariedade, exigência e critério, sacrifício e respeito"

Com um palmarés recheado e a cumprir a terceira temporada na família da Academia, Raquel Mota explica o sucesso numa temporada em que um grupo de "guerreiras" arrecadou de forma invicta o título distrital. Inês Fernandes e Sara Fatia são as referências de uma atleta que é, ela mesmo, uma referência dentro do projecto feminino da Academia.

A que sabe a conquista deste campeonato?
A conquista do campeonato é um misto de sabores, doce e salgado. Salgado, porque sem dúvida que esta conquista implicou muito suor e muita garra de todas, enquadrada num ano atípico, privadas de praticar o desporto que mais gostamos durante imenso tempo. Doce, muito doce, porque era algo que já procurávamos há algum tempo. Conseguir atingir isso, num ano difícil para todos, foi bastante agradável e com um sabor especial. A felicidade foi e é imensa, sem dúvida.


Quando é que sentiu que a equipa poderia alcançar o título?
Desde o primeiro jogo oficial, após a interrupção da competição. Estaria a mentir se dissesse que nunca me passou pela cabeça que corresse menos bem, pela redução de plantel que houve e pelo impacto que psicologicamente isso poderia ter causado na equipa. No entanto, depois do primeiro jogo, conta a equipa do União 1919, não tive mais dúvidas que estaria ao nosso alcance. Mostrámos a nós próprias que não seria uma questão de número, mas sim de critério, exigência, união, sacrifício e foco.

Apesar do grupo ser "curto", a equipa não perdeu o foco e faz um pleno de vitórias. Qual foi o segredo?
Precisamente aquilo que disse anteriormente. Acrescento que, na minha opinião, aquilo que nos distingue são valores muito fortes de uma Academia que trabalha com uma equipa técnica de excelência, assim como os valores, a entrega e a qualidade das atletas que constituem a equipa. O orgulho em todas é gigante, não tenho palavras.

Conta-nos o teu trajecto no desporto e como surge o futsal na tua vida?
O desporto sempre fez parte da minha vida, sempre, e sem dúvida que adoro a prática de exercício físico. Para mim é essencial. Felizmente, desde pequena sempre tive oportunidade de praticar vários desportos, principalmente em família. Onde moro, existem vários campos desportivos, então, à medida que fui crescendo, o destino aos sábados, feriados ou tardes livres era muitas vezes esse, a jogar à bola com outros miúdos da minha idade e mais velhos. Aos 11/12 anos recebi um convite para jogar futebol 11, mas a minha mãe não me autorizou, dizia ser cedo demais para iniciar a competição. Pratiquei canoagem federada, no entanto não me satisfazia como jogar à bola. Aos 13 anos recebi um convite para participar na Taça Coca-Cola, onde uma das pessoas da minha equipa já jogava futsal. Convidou-me para ir treinar à sua equipa (Académica) e foi aí que a minha ligação ao futsal começou. A Ester Almeida, atualmente guarda-redes da Académica, é a culpada disto tudo [risos]. Depois de estar nessa equipa, ainda tive um período de paragem, durante a qual experimentei ténis (AAC), hóquei em patins (AAC) e voleibol (AAC), no entanto continuava a não ser o desporto que queria praticar de forma competitiva. Voltei ao futsal dois anos depois, tinha 17 anos, e desde aí nunca mais parei.

Representas o Ourentã na 1ª Divisão, no Santa Clara têm uma belíssima temporada e depois és campeã na Venda da Luísa que representas também no Nacional. Feliz com este percurso?
Sim, sem dúvida feliz com o percurso. Tive várias experiências totalmente diferentes ao longo do meu percurso, plantéis melhores, outros com menor qualidade, treinadores que admirava mais e outros menos, mais conquistas, menos conquistas, no entanto, é certo que tudo contribuiu para quem sou hoje no futsal, tudo foi importante. A 1ª Divisão sempre foi o patamar no qual mais gosto de trabalhar e é aí onde está o meu foco. Sempre que surgem oportunidades, agarro-as.

Como se proporciona a vinda para a Academia?
A vinda para a Academia surge do convite do meu treinador Arlindo Matos, pela necessidade de jogadoras para reforçar o plantel da equipa, valores competitivos e fora de competição corretos, juntamente com a minha saída da ARCD Venda da Luísa e curiosamente a presença da Lara Machado na Academia, antiga diretora desportiva da Venda da Luísa. Tudo se proporcionou para que aceitasse o convite e me juntasse à família Academia.

A cumprir a terceira época, o que representa a Academia para ti?
A minha primeira premissa quando foi feito o convite para fazer parte da Academia foi ganhar o campeonato. Não se concretizou no primeiro ano, no segundo ano estivemos muito perto, este ano conseguimos e, para mim, esta terceira época é uma missão cumprida na Academia. Já é uma família, sem dúvida, e é muito mais do que futsal. Alex, Ana Maria Paiva, Ana Raquel, Carolina, Ema, Juca, Sabrina, Xana, coloquei por ordem alfabética, porque não tem ordem, são as guerreiras, companheiras e amigas, que nunca abandonaram o barco. Arlindo Matos, Sara Fatia, Lara Machado, Paulo Silva, Pedro Fafiães, Hugo Mariano, João Oliveira, Ricardo Santos os nossos grandes suportes. Fazem todos parte da minha família Academia. A Academia é uma segunda casa, onde há amor, alegria, diversão, mas onde também há equipa, solidariedade, exigência e critério, sacrifício e respeito.

Quem é a Raquel Mota fora do futsal?
Uma pessoa cheia de sonhos, ambições e objetivos.

Quem são as tuas referências no futsal?
No feminino, a Inês Fernandes, sem dúvida uma referência a todos os níveis, e a minha treinadora, Sara Fatia, não poderia deixar de ser, logicamente! [risos]


Clubes representados:
Académica (2008/09), GD Almas (2011/12, 2012/13), SC Ribeirense (2013/14), CD Ourentã (2014/15, 2015/16), CF Santa Clara (2015/16), ARCD Venda da Luísa (2016/17, 2017/18), NSC/Academia (2018/19 e 2019/20) e Academia Condeixa (2020/21).

Palmarés
Vencedora da Taça de Encerramento AFC - Almas 2011/2012;
Vencedora da Taça de Honra da AFC - Ourentã 2015/2016;
Vencedora da Taça AFC - Santa Clara 2015/2016;
Vencedora da Supertaça AFC - Santa Clara 2015/2016;
Campeã Distrital - Venda da Luísa 2016/2017;
Vencedora da Supertaça AFC - Venda da Luísa 2016/2017;
Subida à 1ª Divisão Nacional - Venda da Luísa 2016/2017;
Vencedora da Taça de Honra da AFC - Venda da Luísa 2017/2018;
Vencedora da Taça de Encerramento - NSC/Academia 2018/2019;
Campeã Distrital - Academia Condeixa 2020/2021.



Sem comentários: