Academia Futsal Condeixa

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

"Somos um grupo muito divertido e unido e só assim faz sentido"

 


Como começou esta paixão pelo trail?
Curiosamente detestava correr, só de pensar em correr só por correr já me sentia cansada. Durante o confinamento e visto que o desporto esteve sempre presente na minha vida senti necessidade de retomar a atividade física. Optei por fazer algumas caminhadas e devagarinho passei para a corrida. Aventurei-me em trilhos e rapidamente apaixonei-me pela modalidade, pelo contacto com a natureza, pelo bem-estar que nos é transmitido, pela sensação de liberdade pura e única.

O futsal marcou o seu trajeto desportivo muitos anos. O que leva da modalidade?
Levo grandes amizades para a vida. Apesar de sentir muita saudade a vida é feita de ciclos e esse chegou ao fim.

Como surge a hipótese de criar a secção de atletismo na Academia?
Diria que tudo começou em forma de brincadeira. Alguns membros do staff/direção cruzavam-se comigo de carro enquanto andava a treinar e diziam que tinha de começar a correr com uma camisola da Academia. O que começou em forma de brincadeira tornou-se num assunto sério.



Cumpriu este ano a segunda temporada. Que balanço faz?
Considero que foi uma época brilhante para a secção de atletismo. De uma atleta passamos a três atletas, eu, a Vera e o Tozé que são dois amigos muito importantes no crescimento deste projeto, e rapidamente chegámos a quase 30 atletas. Estou naturalmente orgulhosa com esta evolução quantitativa, mas sobretudo pelo grupo que conseguimos criar e manter.

Qual tem sido o segredo para fazer a família do "fox team" crescer?
Não existe uma fórmula mágica. Aqui todos os atletas são tratados de forma igual, todos são importantes independentemente da sua classificação ou desempenho. Cada um segue ao seu ritmo e faz a sua gestão de treinos e provas. O que importa é que saiam da sua zona de conforto/comodidade, que pratiquem desporto e optem por um estilo de vida saudável, que se sintam felizes a praticar a modalidade e se superem a cada dia que passa. Somos um grupo muito divertido e unido e só assim faz sentido. Não posso estar mais feliz com o grupo que se juntou.

Quais os resultados que realça neste ano que agora termina?
Realço dois resultados, o 1º lugar geral feminino no Duatlo Multisport, que foram 90 km de bicicleta e 21 km a correr. Foi a primeira vez que pratiquei duatlo e não poderia ser mais feliz. Depois o 3º lugar na geral feminina do Coimbra Trail (43 km). Tenho um carinho especial por esta prova, foi aqui que realizei a minha primeira ultra, na qual cheguei quase em último e este ano resolvi "ajustar contas" com o tempo que demorei o ano passado a concluir a prova.


Tem sido um caminho que não se faz sozinho. Como tem sido o apoio a este projeto?
Antes de mais quero agradecer ao presidente Arlindo Matos e restantes membros da Academia por todo o apoio que dão a nossa secção. De resto, o ambiente deste grupo é tão positivo que até já conseguimos recrutar o presidente para voltar a praticar uma modalidade que lhe diz muito e no qual foi várias vezes medalhado. Agradecer também a todos aqueles que estão nos bastidores e trabalham arduamente na divulgação do nome da Academia e a todos os simpatizantes com esta família. Por último, mas não menos importante, agradecer aos nossos patrocinadores FisioCoimbra, Mãos que Cuidam e Quimijuno que se juntou mais recentemente a nós. Eles são sem dúvida um combustível essencial para a nossa caminhada.

Que metas tem definidas para 2022/23?
Para 2022/23 queremos continuar a escrever a nossa história a letra de ouro, num percurso que será sempre assente em princípios e valores dos quais não abdicamos.








Sem comentários: